
Aplicativos de desenho para arquitetura
Nos dias de hoje os arquitetos possuem uma ferramenta poderosa para anotar ideias, rascunhos e rabiscos, com um celular na mão
Todo estudante de arquitetura ao buscar oportunidades de emprego para entrar no mercado de trabalho se deparam com vagas que pedem um portfólio.
Um requisito básico para o arquiteto(a) mostrar seus trabalhos, estilos e conhecimento técnico é através do portfólio.
A maneira como essas questões são expostas ja demostra um pouco das suas habilidades como por exemplo diagramação, qualidade visual, escrita, entre outros.
Abaixo estão algumas etapas para ajudar você a desenvolver o seu.
Os currículos avulsos são importantes para uma empresa identificar alguns dados sobre você, e somente isso. Ele é uma apresentação inicial sobre suas habilidades, formas e contato e experiencias, mas na arquitetura e em algumas áreas é preciso mostrar o seu conhecimento.
Uma dica é colocar em uma página do seu portfólio um breve curíiculo com uma identidade visual coerente com o seu portfólio, principalmente no inicio, assim o leitor tem um breve resumo sobre você e logo após as suas produções.
Já comece mostrando seus trabalhos sem enrolações, coloque as melhores imagens de um projeto por exemplo e faça uma narrativa a partir dela, colocando pequenos textos e imagens na sequência, isso segura o leitor e o faz querer percorrer durante todo o portfólio.
Escolha se quer criar uma narrativa a cada projeto apresentado ou uma narrativa durante todo o portfólio, por exemplo em ordem cronológica, demostrando assim sua evolução durante essa jornada, principalmente em portfólios acadêmicos.
Não escolha um projeto e coloque todas as imagens e textos que você produziu, coloque apenas aquelas que transpassem seu conhecimento técnico e contam a narrativa do projeto.
Se for colocar imagens técnicas como plantas, cortes e detalhamentos faça um tratamento seguindo a padronização do seu portfólio.
Uma imagem boa vale mais do que toda a sua produção sobre o projeto, lembre-se que o leitor na maioria das vezes não vai fazer análise somente do seu material.
Personalize seu portfólio escolhendo seus melhores trabalhos de acordo com o escritório que você quer trabalhar.
Conhecer o perfil da empresa faz parte do seu trabalho quando esta a procura de uma oportunidade de emprego. As mudanças sutis como algumas obras específicas para determinado escritório podem fazer a diferença na escolha dos candidatos.
Mas lembre-se, não copie o estilo das apresentações da empresa, elas buscam pessoas que acrescentem personalidades as suas obras.
Seguindo as dicas anteriores monte seu portfólio de forma atraente, seja sucinto nos dados pessoais como por exemplo os dados de contato e localização, há formas de inserir essas informações em jogos de imagens de forma criativa que fazer parte dessa narrativa que você está criando.
A diagramação das informações é extremamente importante, ela é a base do seu portfólio, invista um bom tempo nelas já que seus projetos estão praticamente prontos para serem inseridos.
A última dica é a mais óbvia e importante, só mostre o que você realmente produziu e conhece, em outro momento de contato com a empresa se você for chamado será preciso demonstrar suas habilidades, lembre-se disso.
Concluindo as dicas para montagem do portfólio, invista tempo nos detalhes que fazem a diferença no momento que o leitor abre seu arquivo e façam ele continuar a leitura.
Nos dias de hoje os arquitetos possuem uma ferramenta poderosa para anotar ideias, rascunhos e rabiscos, com um celular na mão
Fizemos um compilado com os plugins mais utilizados pelos usuários do SketchUp.
Aprenda as etapas cruciais que iniciantes em construção costumam cometer erros, com dicas práticas de um arquiteto experiente.