
Qual software BIM escolher
A implementação da tecnologia BIM avança a cada ano na sua adoção para o desenvolvimento de projetos nos escritórios de arquitetura, empresas de engenharia e construtoras.
A RRT (Registro de responsabilidade técnica) é um documento expedito pelo arquiteto para comprovar que uma obra foi projetada, vistoriais ou executada por um arquiteto.
Ele é o documento que atesta a legalidade da profissão, somente arquitetos formados e com o registro no CAU podem expedi-los.
Segundo o artigo 3º da resolução do CAU, todas obras em que o arquiteto presta um serviço deve-se emitir uma RRT. CAU/BR
CAU/BR A emissão desse documento também é uma forma de comprovar para fins acadêmicos ou profissionais que o arquiteto participou ou coordenou determinado serviço relacionado a arquitetura, como o autor.
Para a pessoa que contrata o profissional arquiteto é uma comprovação que ele esta apto a exercer o serviço. Caso necessário o documento possui respaldo jurídico e são aceitos em órgão competente, como por exemplo prefeituras para aprovação de plantas.
Qualquer problema que venha a ocorrer na obra é de responsabilidade do profissional que emitiu a RRT. A partir desse documento o arquiteto define somente as suas responsabilidades na Obra.
Todas RRT’s a seguir só serão efetivadas após o pagamento da taxa de RRT.
É o registro por tipo de atividade que o Arquiteto vai exercer sendo sete grupos, são eles: Projeto, Execução, Gestão, Meio Ambiente e Planejamento Regional e Urbano, Ensino e Pesquisa, Atividades Especiais em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Segurança do Trabalho.
Depois de selecionar um grupo ainda há atividades específicas dentro deles. Só é possível selecionar mais de uma atividade quando estão no mesmo grupo e endereço da obra, caso contrário deverá ser emitido outra RRT caso seja preciso selecionar outros grupos.
É o registro para atividades consideradas especiais como vistoria, perícia, avaliação, laudo técnico, auditoria, entre outros, seguindo a Resolução CAU/BR nº 91. Arquitetos que possuam especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho podem utilizar esta opção.
Podem ser atribuídas atividades avulsas e descontinuas, entrando no mesmo mês e com diferentes contratantes, mas deves ser do mesmo estado.
Só é utilizada para registro de atividades do Grupo projeto ou execução em habitações de até 70 m² ou um conjunto que se enquadra em Habitação de Interesse Social ou la Lei de Assistência Técnica.
Essa solicitação somente deve ser utilizada para transpor para o CAU as atividades antes de 2012 que eram atribuídas pela ART (Anotação de Responsabilidade Técnica do CREA).
Nessa modalidade o profissional pode atualizar seu acervo técnico com suas devidas atribuições, sendo gratuito a emissão desta RRT.
Atualmente o valor da taxa para emissão da RRT (Registro de responsabilidade Técnica) é de R$ 97,95. Valor atualizado em 25 de janeiro de 2021.
A implementação da tecnologia BIM avança a cada ano na sua adoção para o desenvolvimento de projetos nos escritórios de arquitetura, empresas de engenharia e construtoras.
Quando estamos trabalhando em algum projeto e precisamos de ferramentas que agilizem o trabalho, podemos recorrer aos plugins. No Blender, podemos instalar os plugins e utilizá-los nos projetos.
Na época da faculdade, a descoberta de um programa capaz de gerar cortes e fachadas automáticas foi uma ótima oportunidade para começar a conhecer o mundo BIM com o Revit. Nesse tempo de pesquisa, alguns plugins ajudaram a ganhar tempo para a entrega dos projetos.