Qual software BIM escolher
20 Mar 20217 min de leitura
Qual software BIM escolher

A implementação da tecnologia BIM avança a cada ano na sua adoção para o desenvolvimento de projetos nos escritórios de arquitetura, empresas de engenharia e construtoras.

O aprendizado desses softwares não é mais opcional e se torna cada vez mais requisitado conforme a adoção das empresas cresce, assim como aconteceu com o CAD, a tecnologia BIM se tornará obrigatório nas diversas esferas da concepção de um projeto.

Para ajudar na escolha do software que você vai começar a se desenvolver, preparamos uma lista com as principais possibilidades do mercado e suas características.

Softwares BIM

Alguns deles possuem programas educacionais, sejam com um valor menor para estudante na compra da licença ou uma licença de estudante com gratuidade durante um período.

Revit

O software com maior número de usuários nos dias de hoje é o Revit, criação da Autodesk, a mesma empresa dona do AutoCAD, uma das principais vantagens dentre seus concorrentes é o ecossistema entre seus produtos, como o próprio AutoCAD por exemplo.

Custo: Alto, por volta de R$10.000,00 por ano. (Os valores podem mudar, consulta em 20/03/2021)

Prós: O Revit conversa muito bem com as outras discplinas nas fases de projeto como arquitetura, engenharia (estrutura) e instalações (como elétrica e hidrossanitário) além de ser excelente para projetos grandes com suas diversas disciplinas. Há ferramentas com o enfoque em componentes paramétricos, cortes automáticos, montagem de pranchas, renderização em nuvem, quantificações, entre outros. Por ter um número grande de usuários no mundo todo possui uma comunidade comprometida para tirar dúvidas, assim como materiais e tutoriais.

Limitações: Por ser um software muito abrangente pode ter uma curva de aprendizado maior que seus concorrentes como fazer a quantificação dos materiais ou automatizar alguns processos. Até o momento não possui uma versão exclusiva par o Mac, sendo necessário um software como o Parallels para executa-lo no sistema. Não possui templates prontos própios para o Brasil como seu concorrente direto, sendo necessário adquirir um montar o próprio, que pode ser inviável para iniciantes. O valor pode ser uma barreira de entrada para pequenos escritórios ou freelancers.

Como adquirir: Pode ser comprado através de um plano anual pelo site oficial da Autodesk ou através de parceiros ou solicitado uma licença educacional totalmente gratuita para estudantes da área (talvez seja necessário a comprovação do vínculo educacional) para ser adquirido por um determinado tempo.

ArchiCAD

Concorrente direto do Revit, o ArchiCAD possui algumas diferenças de seu concorrente, é desenvolvido pela GRAPHISOFT e um dos softwares mais antigos do mercado voltados para a plataforma BIM sendo o segundo É o segundo software mais utilizado do mundo para concepção dos projetos em BIM.

Custo: Não divulgam valor individualmente, somente por cotação. Possuem planos de mensalidades ou vitalícias.

Prós: Possui uma curva de aprendizado mais fácil, o que permite entrar no mercado em um tempo menor, sua interface é simples, leve e rápida em comparação com os outros softwares. Tem um template pronto para o nosso mercado como algumas famílias e ferramentas para documentação nas normas brasileiras de desenho. Para fim educacional como trabalhos de faculdade é excelente. Tem uma versão nativa para usuários de Mac, sem necessidade de softwares externos. O valor de aquisição é menor que o Revit, o que pode ser ótimo para pequenos escritórios e freelancers.

Limitações: Não possui como foco a integração com outras disciplinas, apesar de ter ferramentas para isso, em projetos grandes pode ser uma barreira. Não é tão popular no Brasil como é lá fora atualmente, o que vem mudando aos poucos com o foco da empresa desenvolvedora no nosso mercado.

Como adquirir: Pode ser adquirido através do site da desenvolvedora por meio de contação ou de empresas parceiras. Há uma versão educacional totalmente gratuita para estudantes da área, sendo necessário a comprovação do vínculo educacional para adquirir por um determinado tempo.

VectorWorks

É desenvolvido pela Nemetschek North America e tem como premissa o desenvolvimento do projeto da parte criativa até a fase de projeto em BIM.

Custo: Sem dados de valor para consulta.

Prós: Dentre os softwares citados é o que possui uma curva de aprendizado mais fácil, possui ferramentas para desenvolvimento de modelagem e documentação com qualidades.

Limitações: Não tem um número de usuários grande no Brasil, o que pode ser um impeditivo no aprendizado. Possui alguns problemas como bugs que atrapalham o desenvolvimento dos projetos, conforme relatos de alguns usuários.

Como adquirir: Através de contato direto com a desenvolvedora ou através de parceiros.

Bentley Architecture

A empresa desenvolvedora é a Bentley, com diversos softwares no seu portfólio atendendo clientes de diversos tamanhos e propostas.

Custo: Sem dados de valor para consulta.

Prós: Com um foco em grandes projetos, o sofware possui ferramentas poderosas em conjunto com seus produtos, atuando em diversas disciplinas.

Limitações: Por ser um software muito abrangente é o que possui a maior curva de aprendizado entre seus concorrentes, sendo indicado principalmente para grandes projetos.

Como adquirir: Através de contato direto com a desenvolvedora ou através de parceiros. Há uma licença educacional, mas só é liberada através de uma rede de ensino que possui parceria com a empresa.

Conclusão

Dentre os sofwares citados e com as colocações feitas você pode decidir em qual deles você possui mais afinidade pensando em mercado de trabalho e projetos a serem desenvolvidos.

O interessante é começar pelo Revit ou ArchiCAD, pensando em mercado de trabalho e compatibilidade com outros projetos, escritórios e indivíduos.

Com o tempo e amadurecimento você vai se encaminhando e se aprofundando na tecnologia BIM e busca novos conhecimentos técnicos até mesmo dentro desses softwares como o Dynamo do Revit ou Grasshoper do ArchiCAD, tornando os processos mais automatizados.

Comentários (0)

Você também pode gostar

Archabitat | Qual software BIM escolher