
O que é 3ds Max e como utilizá-lo
Se tratando de modelos em 3D, animações e imagens digitais, existem alguns programas que se saem muito bem nesses trabalhos como o 3ds Max desenvolvido pela Autodesk.
O BIM mudou a forma como arquitetos e engenheiros criam seus projetos. O processo de colaboração em equipes com ferramentas de modelagem integradas entre as áreas, como elétrico e estrutural, oferecem uma capacidade de visão mais ampla em todos os aspectos de um projeto arquitetônico.
Esses aspectos e informações acabam criando uma barreira para escritórios e arquitetos entraram de vez no BIM, muitas vezes pela complexidade das ferramentas que criam uma vista intimidadora, principalmente nos processos criativos para os arquitetos.
O BIM pode ser utilizado na etapa de concepção de um projeto. Muitos dos softwares BIM estão direcionando novas funções e processos para a etapa de criação do projeto. A facilidade com que as informações são produzidas nos modelos, com dados detalhados, faz com que os arquitetos sejam ágeis nas especificações técnicas dentro de um projeto, dando mais espaço para discutir mudanças e soluções arquitetônicas.
As etapas de áreas específicas são facilmente modeladas e podem ser direcionadas para os parceiros e a equipe de maneira produtiva.
Com tantos softwares BIM no mercado, as vezes pode ser difícil definir em qual trabalhar, mas a depender do fluxo de trabalho do escritório não é necessário ficar preso em somente um aplicativo.
Podemos seguir uma linha de Closed BIM (são ambientes em que apenas um software BIM é usado para todas as partes interessadas no projeto como o escriório e parceiros por exemplo), ou o Open BIM (fluxo de trabalho em que os parceiros e escritórios utilizam formatos de arquivos BIM em que é possível manipular em diversas ferramentas).
As diversas ferramentas existentes no mercado, independente das suas curvas de aprendizados, superam facilmente qualquer tempo e investimentos exigidos para implantá-las, os benefícios são muito maiores. A entrega de projetos de construção com representações fiéis ao que foi proposto, além dos riscos de erros diminuídos, são algumas das vantagens de implantar o BIM.
Com um conjunto de ferramentas integradas entre si, e a possibilidade de escolher quais se adaptam melhor ao fluxo de trabalho do arquiteto, permitem o profissional testas e experimentas as diferentes opções para alcançar o objetivo do escritório, diminuindo o tempo e esforço para chegar no resultado.
Em um projeto são gerados diversos dados, independentemente do tamanho. O BIM permite uma colaboração com mais eficiência entre os parceiros, coordenando os arquivos entre desenhos, planilhas e modelos em um processo contínuo e dinâmico, com atualização de dados se forma automatizada.
As informações como materiais, quantidades, tamanhos e outros são reunidos de forma coerente para equipes internas, fornecedores, consultores e clientes facilmente.
Com a adoção de modelos de trabalho remotos o BIM contribui ainda mais para essa dinâmica entre empresas e áreas.
A implantação do BIM pelas empresas e o avanço da obrigatoriedade em alguns países para determinados projetos são alguns pontos para destacar a adoção do modelo pelo mundo.
Os setores de construção demonstram interesses a cada vez maior na implementação do BIM, incluindo também o estudo em disciplinas de faculdades e escolas de formação
Saber utilizar as fermentas já é um diferencial para o mercado, pensando principalmente na adoção do BIM de forma definitiva para os próximos anos.
Existem muitos conteúdos pela internet relacionados ao aprendizado das ferramentas BIM, inclusive aqui no site.
A maioria das empresas de software disponibilizam uma plataforma rica em conteúdo para aprimorar nas suas ferramentas, inclusive com cursos completos e certificações onde você pode expandir suas habilidades e compartilhar o seu conhecimento.
Se tratando de modelos em 3D, animações e imagens digitais, existem alguns programas que se saem muito bem nesses trabalhos como o 3ds Max desenvolvido pela Autodesk.
Quando estamos trabalhando em algum projeto e precisamos de ferramentas que agilizem o trabalho, podemos recorrer aos plugins. No Blender, podemos instalar os plugins e utilizá-los nos projetos.
InovaHouse3D é a primeira startup da América Latina a desenvolver uma impressora 3D para construção de casas, focada na construção civil.