Como escolher um estágio de arquitetura
24 Mar 20215 min de leitura
Como escolher um estágio de arquitetura

Quando estamos avaliando cursar uma faculdade de arquitetura temos em mente que em um dado momento do curso precisaremos participar de um estágio para finalizar o curso.

A importância de um estágio

Na faculdade somo instruídos a sermos excelentes alunos, tentando buscar a perfeição na entrega dos projetos, mas a faculdade não ensina a sermos ótimos funcionários ou donos do nosso escritório. O estágio de arquitetura é uma porta de entrada para esse mercado de trabalho e por isso pode vir a ser uma das funções mais importantes para a carreira de um arquiteto.

Nele teremos contatos com clientes, a forma como devemos abordá-los, como funciona a organização de arquivos de um escritório, como as pessoas trabalham com equipes interdisciplinares e como desenvolver uma boa ética no trabalho. A escolha do estágio pode construir toda a sua carreira, um pouco de pesquisa e direcionamento de onde você quer chegar te ajudarão nessa jornada.

Como conseguir um estágio de arquitetura

Primeiramente precisamos decidir o profissional que queremos ser nos próximos 5 e 10 anos, através de um mapa mental construa através de palavras chaves seus objetivos profissionais, como exemplo: você gostaria de trabalhar sozinho ou em uma grande empresa, gostaria de projetar grandes edifícios ou residência de alto padrão. Com essas metas alinhadas começaremos a busca.

1 – Criar uma folha de gabarito

Crie uma folha completa com todas as suas conquistas e competências que de alguma forma são relacionadas a área de arquitetura e podem fazer diferença para a empresa, como por exemplo conhecimento em detalhamento de pisos e porcelanatos.

Atualize essa folha a todo momento e busque aumentá-la, foque em aspectos que você não tem total domínio, jamais minta sobre um aspecto que você não domine. Depois de criar essas folhas a utilize no momento oportuno, no momento de uma entrevista ou analisando uma vaga de estágio para saber se suas qualificações preenchem os requisitos da vaga.

2 – Networking

Um dos principais recursos para arrumar um emprego em qualquer área é o networking, principalmente em um estágio onde a grande maioria dos contratados são indicações de colaboradores. Aproveite a faculdade para criar uma rede de contatos, através de colegas e principalmente professores (estes já possuem um tempo de experiência) que podem te auxiliar nessa busca. Demonstre para seus contatos seus objetivos e planos, através disso seu sonhado estágio pode chegar.

3 – Pesquise as empresas

Além de montar seu mapa mental crie listas com as empresas que você gostaria de trabalhar, liste quais são os critérios que o escritório utiliza para contratar e que tipo de habilidades eles necessitam, se for o caso de aprender novas habilidade pesquise como aprendê-las. Monte listas completas e detalhadas a partir do nome da empresa até as habilidades que são requisitos para ser contratado.

Para montar a lista das empresas que você gostaria de trabalhar primeiramente monte seu mapa mental como dito acima, ele vai ser seu guia na pesquisa por empresas.

4 – Abordagem direcionada

Nesta etapa foque primeiramente na qualidade, direcione o envio do seu currículo e portfólio e sua folha de gabarito com sua habilidade de forma personalizada, somente para as empresas de alta prioridade da sua lista anterior. Destaque determinadas habilidades ou coloque na frente de seu portfólio determinados projetos de acordo com a empresa que você está enviado o currículo.

Nessa etapa você esta tentando ser notado em meio a tantos curriculos e portfólios, aquele que se destaca pode ter a chance de marcar uma entrevista e posteriormente se contratado.

5 – Tenha muita persistência

Você não deve desistir fácil dos seus sonhos e objetivos, precisa correr atrás e demonstrar interesse pela vaga a qual esta concorrendo, ao invés de ficar aguardando a resposta do recrutador mande um segundo e-mail de pois de um tempo perguntando sobre o andamento do processo, ou faça até mesmo uma ligação se for possível, sem ser invasivo demais. Essas pequenas coisas fazem a diferença nesse momento.

6 – Aproveite a jornada

Essa busca pode ser cansativa, no final quando você estiver na empresa dos seus sonhos ou alcançado um dos seus objetivos iniciais como arquiteto, olhe para trás e verifique as abordagens que você utilizou, elas poderão ser uteis durante todo seu caminho profissional como arquiteto.

Comentários (0)

Você também pode gostar

Archabitat | Como escolher um estágio de arquitetura