
Augin - Aplicativo de realidade aumentada gratuito
Na arquitetura, as imagens e modelos 3D são as melhores formas para representar as ideias dos nossos projetos.
Existem diferentes tipos de tinta para diversos usos, nesse artigo vou descrever os principais tipos de tinta que existem no mercado e suas aplicações.
A tinta acrílica tem uma qualidade um pouco superior a tinta látex (ou PVA), por isso também tem o preço um pouco mais elevado. A diferença está na composição dos materiais presentes na tinta.
A tinta acrílica possui uma quantidade um pouco maior de resina, o que traz mais durabilidade e resistência. Com essa quantidade maior de resina acrílica ela possui alguns benefícios como secagem mais rápida, pode ser dissolvida em água dependendo da linha da tinta, tem uma alta impermeabilidade e é lavável com água, nos casos em que é aplicado do lado externo.
A depender da linha da tinta aplicada a tinta acrílica tem uma cobertura mais eficiente, com facilidade de limpeza e maior resistência, sedo possível perceber a qualidade e cobertura já na primeira demão.
As tintas acrílicas podem ser encontradas com os acabamentos fosco, acetinado (cm pouco brilho) ou brilhantes.
A tinta látex (ou PVA) também pode ser dissolvida com água e tem facilidade na hora da limpeza.
Como as tintas látex não possuem a resina acrílica, ela tem uma resistência menor que a tinta acrílica, e não é recomendada para ser usada em áreas externas.
Para fazer a limpeza no dia a dia é recomendado apenas passar um pano macio com água e sabão neutro, matérias como buchas podem danificar a aparência da tinta.
Além do preço inferior em relação as tintas acrílicas da mesma linha, uma característica boa é o rendimento maior no momento da aplicação, há outros benefícios com boa durabilidade, resistência ao mofo e um cheiro mais suave no momento da aplicação e secagem da tinta.
As tintas Látex PVA só possuem acabamento fosco, se você deseja fazer uma pintura em cima de uma tinta brilhante, deve-se removê-lá antes pois o resultado pode ficar insatisfatório.
Como já mencionado anteriormente nos dois tipos de tinta, a principal diferença entre as duas tintas é a sua composição.
A tinta acrílica possui uma resina acrílica na sua composição, já no látex não. Pode aparecer no mercado da construção civil algumas tintas látex que podem ser aplicadas em áreas externas, isso acontece, pois, essas tintas possuem algumas mudanças na composição, com a adição de resina acrílica.
Nesses casos deve-se atentar se elas possuem essa resina, caso contrário você terá uma tinta não recomendada para área externa.
Outra diferença é a possibilidade de limpeza das tintas acrílicas, elas são laváveis e dissolvidas em água, já a tinta látex só podem ser limpas com um pano úmido e também são dissolvidas em água.
Além dessas diferenças ainda temos os acabamentos. As tintas acrílicas possuem acabamentos fosco, acetinado e brilhante. As tintas acrílicas possuem apenas acabamento fosco.
As tintas esmaltes possuem duas opções de dissolução, a tinta esmalte a base de água, que é solúvel em água e a tinta esmalte sintética, que é solúvel com solventes.
A tinta esmalte a base de água pode ser aplicada principalmente em madeiras e metais. Para seu preparo pode ser usado a água como componente de dissolução. No momento da limpeza do ambiente e das mãos após a aplicação a água também pode ser usada para limpeza.
As principais características do esmalte a base de água é o tempo de secagem rápida, a cor não amarela com o tempo, possui maior resistência em áreas externas, pode ser limpo apenas com água e sabão e pode ser aplicado em paredes.
Os acabamentos encontrados são o fosco e brilhante.
A tinta esmalte sintético é solúvel apenas com solventes, que pode ser thinner, aguarrás ou um solvente específico dependendo da marca de tinta.
O acabamento da tinta possuí uma aparência de película na superfície aplicada, sendo recomendada a aplicação somente em madeira, metal, ferro ou aço, não sendo indicado o uso em paredes e gesso.
A tinta esmalte sintética demora até 10 horas para secagem, dependendo da linha da tinta e possuí um cheiro um pouco mais forte, devido a mistura com o solvente.
Para limpeza do ambiente e das mãos também deve ser usado um solvente, limpar com água na maioria das vezes não funciona perfeitamente.
Como característica do esmalte sintético, ele tem um acabamento brilhante mais forte que a base de água.
Os acabamentos encontrados são o fosco, acetinado e brilhante.
A tinta epóxi é uma tinta especial utilizada pela indústria, para pintura de azulejos e metais, ela tem como principal propriedade uma alta resistência.
É utilizada principalmente para pintar áreas como cozinhas e banheiros pela alta resistência que tem com a água, além de pisos de garagens e quadras poliesportivas.
A tinta epóxi possui linhas de produtos que misturam com solvente ou água. Para utilizar essa tinta é preciso adquirir ferramentas adequadas para a pintura, por ser uma tinta com componentes fortes, a depender do rolo de pintura não vai aguentar e começará a desmanchar.
Esses são os principais tipos de tinta que existem no mercado, dependendo da linha de produto ou marca pode haver uma variedade de tintas que possuem aspectos diferentes dos mencionados.
Cada tipo possui uma propriedade para determinado uso, depois de avaliar essa lista escolha a que melhor te atender, em caso de dúvidas comente abaixo.
Para saber quais rejuntes que existem e como escolher visite nossos outros posts.
Na arquitetura, as imagens e modelos 3D são as melhores formas para representar as ideias dos nossos projetos.
InovaHouse3D é a primeira startup da América Latina a desenvolver uma impressora 3D para construção de casas, focada na construção civil.
A criação de humanos digitais realistas demandam muito tempo, conhecimento, esforço e habilidade para ser executado. Após a aquisição de empresas com foco na criação de animações para personagens pela Epic Games, a empresa lançou uma prévia da sua nova ferramenta que está prestes a chegar ao mercado, a MetaHuman Creator.